+55 (41) 3426-9168
(41) 99991-5909

Ilha do Mel

Home > Ilha do Mel

ILHA DO MEL, RESERVA DA BIOSFERA PARANAENSE

A Ilha do Mel, no litoral do Paraná, possui um status especial entre os destinos do ecoturismo. É uma Reserva da Biosfera, título reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O conjunto de mar, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos e restingas da mata atlântica convida a longas caminhadas, boa parte delas em trilhas bem sinalizadas. O único meio de transporte terrestre é a bicicleta. Não há cavalos puxando carroças. Automóveis, jardineiras? Nem pensar.

São paisagens distintas, no tipo de movimentação da orla, nas praias e nas opções de lazer, que se complementam. Quem decide ficar em Brasília (ou Nova Brasília) traz a proximidade das principais construções históricas: o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. E também a diversidade das praias, sendo que a praia do Farol é onde se localiza a Pousada Favo de Mel. De Brasília saem barcos até a praia de Encantadas, com seu trapiche imponente, a Gruta das Encantadas ao final da mais tranquila das trilhas e o Mar de Fora, com uma confortável praça de alimentação, disponível para mergulho e surfe.

Para muitos, o charme do lugar vem da rusticidade e da sensação de isolamento. Não há postes de iluminação pública, e é sempre uma aventura caminhar no breu da noite, de lanterna na mão, por ruelas e pontezinhas, isso sem contar que não há com oque se preocupar e você pode passear tranquilo…

COMO CHEGAR

O acesso à Ilha do Mel é feito de barco via terminal de embarque dos municípios de Pontal do Paraná, na localidade de Pontal do Sul (30 minutos de travessia – custa em torno de R$ 27 ida e volta) ou do município de Paranaguá (1h 30min de travessia – custa em torno de R$ 32 por pessoa ida e volta).

TRAVESSIA

A travessia é feita por barcos que partem de Paranaguá e Pontal do Paraná (Balneário Pontal do Sul). Existem dois destinos para a Ilha do Mel (ambos com trapiche para desembarque): Nova Brasília e Encantadas. Existe também uma linha regular de barco entre Encantadas e Nova Brasília, que parte a cada hora.

RODOVIÁRIO

Para chegar em Pontal do Paraná (terminal de embarque para a ilha), o acesso pode ser feito pela BR 277, seguindo pela PR 407 para quem vem do norte. Aos turistas do sul, o acesso é feito partindo de Garuva pela BR 376 até Guaratuba. Depois, fazer a travessia de balsa e entrar na PR 412 até Pontal do Paraná.

ÁEREO

A Ilha do Mel está distante cerca de 120 km do aeroporto de Curitiba que opera as principais cias aéreas.